O que é Inbound Marketing?

Atualizado: 12 de fev. de 2020

O Inbound Marketing ou Marketing de Atração é uma estratégia do marketing focada em atrair, converter, encantar e, por fim fazer com que os clientes sejam promotores da marca.


A ideia é que a empresa não vá atrás dos clientes, mas explore os Mecanismos de busca (através de técnicas SEO), Blogs e Redes Sociais para ser encontrada. Dessa forma, os potenciais clientes vão chegar até ela atraídos pela mensagem transmitida. Para uma boa estratégia de Inbound Marketing é preciso conhecer algumas etapas: 1- Persona Compreender quem são os clientes é essencial para saber quais são suas dores e quais são os melhores conteúdos a serem consumidos. 2- Jornada de Compra Jornada de Compra é o caminho que um potencial cliente percorre antes de realizar uma compra. ⠀ ⠀ 3- Estratégia de Conteúdo É importante conhecer cada etapa da Jornada de Compra a fim de criar conteúdos que vá nutrir cada uma delas: “aprendizado e descoberta”, “reconhecimento do problema”, “consideração da solução” e “decisão de compra” 4- Atração É a hora de atrair os potenciais clientes oferecendo conteúdos relevantes sobre assuntos que eles queiram saber e tenham a ver com o seu negócio. (E-books, postagens, ações com e-mail marketing, conteúdos em blogs, links patrocinados, etc) 5- Conversão É a etapa em que o usuário passa suas informações em troca de uma recompensa ou benefício, como, por exemplo, uma oferta de material rico. (Explore Landing pages e Formulários) 6- Relacionamento Após a conversão, entenda em que momento o lead está na Jornada de Compra, estruture um bom fluxo de nutrição e crie oportunidades para eles avançarem até a compra. É importante lembrar: nem todos os clientes em potencial estão no momento de realizar uma compra! ⠀ ⠀ 7- Análise Os resultados devem ser acompanhados! Fique de olho, minimamente, no custo por lead, no ROI (retorno sobre o investimento) e no CPA (custo por aquisição). ⠀ ⠀ Agência Destak Marketing Digital

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